sábado, 28 de março de 2015

Hora de brincar

Hora da Brincadeira

Brincar à a linguagem natural da criança, e mais importante delas. Em todas as culturas e momentos históricos as crianças brincam (mesmo contra a vontade dos adultos). Todos os mamáferos, por serem os animais no topo da escala evolutiva, brincam, demonstrando a sua inteligência. Entretanto, há instituições de Educação Infantil onde o brincar à visto como um ?mal necessário?, oferecido apenas por que as crianças insistem em faz?-lo, ou utilizado como ?tapa-buraco?, para que o professor tenha tempo de descansar ou arrumar a sala de aula. Acreditamos que a brincadeira à uma atividade essencial na Educação Infantil, onde a criança pode expressar suas idéias, sentimentos e conflitos, mostrando ao educador e aos seus colegas como à o seu mundo, o seu dia-a-dia. A brincadeira ?, para a criança, a mais valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas muito diferentes entre si; de compartilhar idéias, regras, objetos e brinquedos, superando progressivamente o seu egocentrismo caracterástico; de solucionar os conflitos que surgem, tornando-se aut?noma; de experimentar pap?is, desenvolvendo as bases da sua personalidade. Cabe ao professor fomentar as brincadeiras, que podem ser de diversos tipos. Ele pode fornecer espelhos, pinturas de rosto, fantasias, máscaras e sucatas para os brinquedos de faz-de-conta: casinha, médico, escolinha, pol?cia-e-ladrão, etc. Pode pesquisar, propor e resgatar jogos de regra e jogos tradicionais: queimada, amarelinha, futebol, pique-pega, etc. Pode confeccionar vêrios brinquedos tradicionais com as crianças, ensinando a reciclar o que seria lixo, e despertando o prazer de confeccionar o próprio brinquedo: bola de meia, peteca, pião, carrinhos, fantoches, bonecas, etc. Pode organizar, na sala de aula, um cantinho dos brinquedos, uma ?casinha? além de, à claro, árealizar diversas brincadeiras fora da sala de aula. além disso, as brincadeiras podem despertar projetos: pesquisar brinquedos antigos, fazer uma Olimp?ada na escola, ou uma Copa do Mundo, etc.
http://www.nossaescola.com/acervop.php?idpesq=225

Crianças brincando (2)


A felicidade de poder compartilhar com meus colegas, a alegria do divertimento.

Crianças brincando (7)


Na brincadeira por mais simples que seja o importante é saber se divertir com alegria e paz.

Crianças brincando (9)


No sorriso de uma criança podemos ver a alegria estampadas.

Crianças brincando (14)


Não importa se é uma caixa, mas para mim é uma bola, quero mais brincar e ser feliz com meus amigos.

Crianças brincando (22)


Toda criança precisa ter equilíbrio em todas as brincadeiras que fazem com os seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário